Não há primeira sem segunda! Em breve Segunda Edição no Espaço Cultural Alagados.

Com foco na Literatura de Cordel e na democratização da cultura, o projeto Cordel 2.0 conecta juventudes e adultos com criatividade e tecnologia. As oficinas criativas exploraram a interseção entre Inteligência Artificial (IA) e Patrimônio Imaterial, culminando na produção de um livro impresso e e-book que valoriza a identidade cultural das favelas, as narrativas digitais e a inclusão digital.

Veja Clipagem da primeira Jornada AQUI

em construção Cordel 2.0 — Segunda Jornada

Estamos afinando rimas, xilogravuras e cafés para você.

Carregando novidades...

Chamando o comitê de subversão pedagógica...

Cordel 2.0 – Segunda Jornada é um projeto de literatura de cordel, cultura digital e Inteligência Artificial na Península de Itapagipe, em Salvador. Em continuidade à primeira edição no Espaço Cultural Alagados, a iniciativa fortalece a identidade da comunidade, a autoria de jovens e adultos e a inclusão digital por meio de oficinas criativas, narrativas populares e experimentação com IA.

Cordel 2.0

Logotipo laranja com a inscrição "CORDEL 2.0" em letras pretas e um desenho de sol estilizado acima. Abaixo, um símbolo com zeros e uns representa código binário.

Conheça o Cordel 2.0, onde a Periferia e a Inteligência Artificial (IA) se unem na criação e produção de Literatura de Cordel. Este projeto busca democratizar a cultura digital nas áreas urbanas de Salvador, iniciando este ano de 2025 na Península de Itapagipe, promovendo o acesso à cultura e inclusão digital.

Localizado no Espaço Cultural Alagados, no bairro do Uruguai, o projeto oferece oficinas criativas e cursos que conectam a cultura popular com a tecnologia. Utilizando a IA como recurso de criatividade e expressão artística, o Cordel 2.0 visa fortalecer identidades territoriais e a diversidade cultural.

Território

Logotipo do Espaço Cultural Alagados com uma silhueta de pessoa sobre uma estrutura no fundo amarelo.

Lei Rouanet

Inaugurado em 1989, o Espaço Cultural Alagados está estrategicamente localizado no [ex] fim de linha do Uruguai, em Salvador. Sua criação foi fruto da luta de artistas e agitadores culturais locais por um espaço que atendesse às suas demandas de apresentações, ensaios e mobilização cultural, destacando a importância da participação comunitária na construção de espaços culturais.

Este espaço é o único equipamento cultural público de toda a Península de Itapagipe, que abrange, além de Alagados, mais nove bairros de Salvador. O Espaço Cultural Alagados se destaca por receber eventos de diversas linguagens artísticas, funcionando em parceria com grupos artístico-culturais locais, promovendo a diversidade cultural e o desenvolvimento artístico na região.